Experiencias da vida - Visita ao Hospital
Na Terça-feira acompanhei a minha mãe às urgencias, e passamos horas e horas à espera, sabendo que, quando a receptionista viu o estado da minha mãe tinha percebido era urgente. Chegamos as 15h, as 16h40 ela entrou para as analises de sangue, e até as 19h50 ficou na maca com apenas um saco com agua e vitaminas (não era soro, e não sei como se chama isso aqui em França) e fez um Raio X e apenas as 20h30 foi-lhe concedido um quarto. Nenhum médico veio falar conosco, apenas enfermeiros, ou seja não sabiamos o que ela tinha, ou quanto tempo ficaria, NADA.
No dia seguinte, voltei para visita-la, então fui a receptionista para dar o meu nome (mostrar meu b.i ou algo do genero para poder visitar) mas, não foi preciso, eu disse "bom dia" (ela nao responde) e disse que queria visitar tal pessoa, ela apenas disse "está bem" (nem me indicou onde era nem nada - felizmente que eu já sabia). Ao chegar ao quarto, a minha mãe diz-me que não comeu nada (fui visita-la as 15h, ela nao tinha comido nem à noite, nem ao meio-dia) então como é normal, fui pedir explicações à enfermeira que tinha passado medir a febre da minha mãe (mediu a febre e foi embora, nem pergunta ao paciente se precisa de algo ou que, nao , nada) então eu simplesmente perguntei "boa tarde, porque é que a minha mãe não comeu?" e ela arrogante responde "Não comeu porque não quis! Pusemos o prato perto dela e ela não comeu!"... - Eu acho que, estando no hospital, os doentes deveriam ser obrigados à comer, para o bem deles, melhorarem mais depressa...então eu pedi que na proxima vez a obrigassem a comer.
Pouco depois, passado 1h veio uma enfermeira (que parecia médica) que passou para ver o estado da minha mãe, perguntou-lhe se estava bem, se sentia algumas dores, se tinha comido, e ao ouvir que minha mãe tinha dores foi buscar comprimidos.
Hoje voltei ao Hospital, e mais uma vez, não precisei de dizer nada à receptionista, naquele hospital podemos ir onde queremos que ninguém pergunta nada (nem tem camaras de vigilancia, as enfermeiras estão no corredor a falar sem se importar com quem entra ou sai dos quartos), não gosto disso, parece que não há "segurança"... enfim, pelo menos hoje a minha mãe comeu, foi obrigada a comer e começaram o tratamento hoje (apenas hoje). Quando estava lá, um médico veio, apresentou-se e perguntou se nós tinhamos alguma dúvida, se sabiamos o que se estava a passar etc (apenas hoje!) Infelizmente a minha mãe terá que ficar lá no minimo 1 semana.
Não gostei da atitude dos poucos enfermeiros que vieram, mal falam para os utentes, mal falam para a familia,( tudo bem que estão fartos de ver certas situaçoes todos os dias, mas o bem estar do doente é importante) e eu realmente não sinto que eles estejam a cuidar bem dela...mas bom, temos que os deixarem fazerem o trabalho del