É uma questão de moral ou de interesse
Hoje durante uma das aulas, de filosofia mais especificamente, o professor falava sobre a Moral que temos. E para poder chegar a uma conclusão, ele inventa uma situação:
" Imaginem que estão na rua, e a pessoa que está a vossa frente deixa cair uma carteira com uma grande soma de dinheiro. O que fariam?"
Eu pensei logo 'como é obvio devolvo a carteira que tenha ou não dinheiro', mas como sou o tipo de pessoa que não participa muito, apenas ouvi as respostas dos outros, pensando que iriam pensar da mesma maneira ou parecido...mas não..
Uma respondeu : "eu iria devolver, porque se fosse eu gostava que o fizessem" e o professor claro, tenta mudar a opinião dela com perguntas do tipo "Então e se fosse alguém de muiiiito rica, que não pensa nos outros, que não ajuda os outros, irias devolver mesmo assim ?" e incrivelmente, ela respondeu: "não, eu ajudo se ver que irão me ajudar mais tarde, se vejo que são do tipo à não ajudar , não ajudo" Então o professor concluiu que ela age por Interesse.
Então o professor passa a outro aluno , esse responde: "devolvo ou levo à policia" e o professor "mesmo se tu estiveres a passar uma situação economica muito má, e que precises desse dinheiro?" e o aluno mudou de opinião "nesse caso pego o dinheiro".... okay....
Já me estava a irritar e acabo por responder " Eu iria devolver a carteira, sem tocar no que tem no interior, pouco importa se é um rico, ou se estou numa fase dificil" e o professor: "então e se for dinheiro roubado?" eu simplesmente respondi " Não podemos saber se o dinheiro que está na carteira é roubado, e não tenho nada que ficar com o dinheiro, ele não me pertence então não toco. Pode ser dinheiro que a pessoa ganhou ou trabalhou duro para ter, nao importa, o dinheiro é dela, não meu" ele ficou admirado e sem argumentos então mudou de assunto.
Para mim, parece-me logico a resposta... Para alem disso, ficar com o dinheiro não seria o mesmo que roubar?
E vocês, o que fariam? e porquê ?